quarta-feira, 3 de junho de 2009

Perrengue nas Furnas (relato de um acidente)

Alexandre (furin)

Alguns anos atrás eu e Alexandre (furin) fomos escalar no Parque das Furnas, mais precisamente na pedra do charuto, bom, final de semana, céu azul, tudo perfeito, ate entrarmos na via.
Chegamos cedo na base, o silencio era grande, não tinha praticamente ninguém, só nos e os bichos, colocamos os equipo e entramos na via, eu nunca tinha feito então estava de olho no furin guiando a primeira enfiada, a qual passa por uma laca e depois de algumas agarras a via vira para o outro lado da parede, neste momento o escalador fica pendura por cima de garganta de uns 50 metros de altura (entre o charuto e o cão sentado) Alexandre continuou a escalar e eu estava observando de perto quando derepente um bloco de pedra enorme se solta por cima da cabeça dele e o joga para baixo...
...ao cair a pedra esmagou a corda contra a parede e cortou 70% da mesma, e continuou a cair ate acertar o furin. A pedra cortou sua cabeça e torceu o seu pé, ele ficou tonto por alguns minutos, e quando voltou a si eu o avisei para não se mexer muito devido a corda; ele conseguiu voltar para parede e escalou ate o grampo mais próximo armou o rappel e chegou ate a base, dali descemos com muito cuidado ate o hospital.
Quem conhece a via do charuto sabe que é uma via protegida, mesmo assim isto aconteceu conosco, não estávamos usando capacetes, ate hoje eu lembro do barulho que aquela pedra fez caindo naquela garganta.Graças a Deus estamos vivos para contar.


Cabo de aço que ligava o charuto ao cão sentado

Um comentário: