quinta-feira, 21 de maio de 2009

Entrevista cedida a Luisa Toledo

O MONTANHISMO COMO ATRATIVO TURÍSTICO
Nova Friburgo se destaca por sua natureza exuberante e propícia para a prática de esportes radicais, entre eles, a escalada.

por:Luísa Toledo

Todo mundo já ouviu falar em montanhismo ou escalada e, com certeza, pelo menos uma vez na vida, avistou algum aventureiro pendurado no alto de uma montanha, como se fosse o próprio homem aranha. A geografia da cidade de Nova Friburgo é ideal para a prática da escalada, ou montanhismo, basta olhar para todos os lados e, irá entender porquê. Cercada por montanhas, Friburgo é um dos destinos prediletos dos adeptos deste esporte radical, conhecido e praticado em todo mundo. O Centro Excursionista da cidade é o segundo mais antigo do país ( foi fundado em 1935) e, por ele, já passaram figuras lendárias.
O friburguense Eroildo da Quinta, 32, pratica o esporte há 12 anos, tempo suficiente para conhecer à fundo a atividade e as principais vias da cidade e região. "A topografia de Friburgo é perfeita para a prática da escalada. As vias mais conhecidas são as de Três Picos, em Salinas, as da Pedra do Imperador, na Granja do Céu, as da Catarina, no Vale dos Pinheiros e as do Cão Sentado, localizado em Furnas", explica Eroildo. A região dos Três Picos, por exemplo, atrai, todos os anos, um grande número de turistas e escaladores, que se impressionam com as belas paisagens e com o grau de dificuldade das vias conquistadas no local.
O montanhismo possui mais de uma modalidade e, em Nova Friburgo, as predominantes são a escalada em boulder, a indoor, a esportiva e a big wall. A escalada em boulder (bloco de pedra) é realizada em pequenos blocos, onde apenas com um calçado adequado ( de preferência a sapatilha) e carbonato de magnésio (utilizado nas mãos para reter o suor), o escalador exercita movimentos de extrema dificuldade sem necessidade de segurança, como o uso da corda. A indoor, é a escalada praticada em "muros artificiais", geralmente encontrados em academias. Constitui-se, basicamente, de placas onde são parafusadas as agarras de resina, que podem ser alteradas de posição. A escalada esportiva, com alto grau de dificuldade, deve ser realizada por pelo menos dois escaladores. É praticada em pedras que medem aproximadamente de 8m a 70m e, que geralmente estão localizadas em locais de fácil acesso. Já na big wall (grandes paredes), localizadas em locais de difícil acesso, os escaladores utilizam uma gama maior de equipamentos e demoram pelo menos um dia inteiro para percorrê-la, o que exige um bom preparo físico e principalmente, psicológico, uma vez que neste tipo de escalada atinge-se facilmente os 500 metros de altitude!
Cada modalidade do esporte exige o uso de equipamentos específicos, que foram evoluindo com o passar dos anos. "Um iniciante precisa, a princípio, do saquinho de magnésio e da sapatilha. Outros equipamentos necessários para a prática do montanhismo são o bauldrier (espécie de cinto), mosquetões, freios ou belay devices e corda", explica Eroildo, que em 2001, realizou um antigo sonho, ao conhecer o Aconcágua, na Argentina, onde ficou por 23 dias e pôde praticar o alpinismo- escalada praticada sobre o gelo.
Aqueles que pretendem praticar o esporte, devem procurar a ajuda de escaladores experientes e ou o Centro Excursionista Friburguense, para que possam aprender corretamente as técnicas de escalada, evitando, dessa forma, surpresas indesejadas, que são, na grande maioria dos casos, causadas por falhas humanas, ou seja, por descuidos e ou despreparo do próprio escalador. "É importante que a pessoa que pratique o montanhismo conheça os próprios limites e tenha consciência ambiental, respeito pela natureza, sem a qual o esporte não existiria.
O Centro Excursionista Friburguense fica na Rua Aristão Pinto, n° 101, centro.
Veja matéria completa com fotos no site:http://www.friweb.com.br/exitofriweb/noticia1596-nova+friburgo+o+montanhismo+como+atrativo+tur%C3%ADstico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário